top of page

Bandhas



Bandha – Este componente é indispensável na execução da respiração. Bandha é definido como fecho, ligadura ou trava. A nivel fisico é a contração e fechamento dos músculos de uma certa região, a nivel energético este fecho mantém a energia vital transformando e circulando dentro do corpo, ajudando a aumentar o fogo interno.

Exitem três bandhas : mula bandha, uddyana bandha e jalandhara bandha.

Os dois primeiros são utilizados durante toda a prática.

Mula Bandha – Mula significa raiz e esta situado na região pelvica. É a contração feita com os músculos desta região( uretra, perineo e ânus) que deve ser mantida durante toda respiração.

Uddyana Bandha – Uddyana significa “caminho para cima”. Está situado na região do baixo ventre. É a contração feita com os músculos da região infra abdominal, contraindo esta musculatura para dentro em direção a coluna e suavemente para cima. O uddyana bandha é mantido durante toda a respiração sendo que é intensificado principalmente na inspiração, fazendo com que o ar vá em direção à região média (tórax e esterno) e alta (clavículas e escápulas), aumentando a capacidade pulmonar nesta região.

Jalandhara Bandha – É a contração feita na garganta pressionando o queixo em direção ao peito. Este bandha é utilizado em algumas posturas da prática. Também é muito utilizado na prática de pranayama, pois estreita a passagem de ar deixando que fique mais oxigênio no cérebro.

​#bandhas #estudo #teoria

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tristhana

Vinyasa

bottom of page